A idéia está lá, na cabeça, mas transferir para o papel em um formato de roteiro pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Antes de definir o estilo do vídeo, é preciso pensar para quem estou fazendo esse vídeo, qual público eu quero atingir e qual a mensagem que eu quero passar. Quando se trata de um público mais abrangente, é importante ficar atento principalmente na linguagem do vídeo. Para que haja um bom entendimento de todos que vão assistir, quanto mais simples e direta a abordagem, mais fácil será o entendimento.
Vamos lá! Separei algumas dicas que eu utilizo:
1 – Coloque no papel a idéia central, o objetivo do vídeo. Por exemplo, vou fazer um vídeo contando a história da minha empresa. Esse é o objetivo principal.
2- O que eu quero destacar no vídeo? No caso desse institucional, quero contar desde o começo como a empresa se fundou. Bom, para isso vou precisar entrevistar quem? Ceo? Diretores? Sócio-fundadores? Quando você faz essas perguntas a si mesmo, automaticamente o roteiro vai se desenhando.
3- Preciso contar o que a empresa faz, produz e quem são os funcionários que ajudam nesse processo? Vou entrevistar funcionários? Vamos mostrar a linha de produção? Preciso de imagens disso?
4- Aí entra a questão mais importante quando se trata de um vídeo. As imagens são imprescindíveis quando se trata de um vídeo. São elas que enchem os olhos de quem vai assistir. Por isso, antes de pensar no roteiro, pense tenho imagens ou fotos que ilustram isso?
5- No caso de faltar imagens, arquivo, a saída é colocar essa parte na locução do apresentador, que chamamos de ON. Ou o editor pode usar artes, quando possível, que ilustrem o que está sendo narrado.
6- Evite termos técnicos, a menos que seu público seja extremamente técnico. Quanto mais simples for a linguagem, maior o público que vai se interessar e entender o objetivo do seu vídeo.
7- O vídeo pode ser feito de diversas formas.