É fato que a pandemia mudou todo um conceito e a maneira de como se fazer eventos. Auditórios lotados, feiras, congressos, com um público gigante. Tudo isso ficou no passado, pelo menos por enquanto, já que ainda não sabemos quando os eventos voltarão da maneira como sempre foram feitos. A questão é que as empresas não puderam simplesmente parar no tempo e deixar de manter a sua agenda de compromissos. Com isso, o mercado de lives surgiu como uma alternativa plausível e que tem atendido muito bem os negócios.
O ano de 2020 ficou marcado pelo aumento exponencial das lives. Por conta do distanciamento social devido à COVID 19, o que se viu foram muitas lives de artistas. Com o mundo corporativo não foi diferente, embora mais tímida essa presença, ela foi ganhando confiança e credibilidade e, hoje, já é uma realidade para pequenas, médias e grandes empresas. Segundo estudo da Bussiness Insider, o engajamento de uma transmissão ao vivo é dez vezes maior do que um conteúdo gravado.
Mas quando se trata de uma live, é importante que a organização que e o cronograma do evento sejam bem definidos, assim como sempre foi feito nos eventos presenciais. É muito comum palestrantes e entrevistados se alternarem entre os que estão em estúdio e os que vão fazer a palestra em suas próprias casas. Para isso, é importante primeiro contratar profissionais experientes nesse mercado de lives que vão saber conduzir o evento de maneira mais profissional.
É claro que os imprevistos acontecem quando se trata desse mercado, onde não é possível prever, por exemplo, problemas de transmissão por conta da internet do palestrante que vai entrar da casa dele. Mas com uma boa dose de organização, testes de áudio e das apresentações antes do evento, as chances de algo dar errado diminui e a confiança e credibilidade da live só aumentam.
Além do quesito economia, uma vez que as empresas reduziram seus custos de aluguel de auditórios, buffets, segurança e tudo mais que envolvia uma estrutura para fazer um evento de grande porte, para os funcionários, clientes, fornecedores e prestadores de serviço, o ganho também foi a liberdade de assistir o conteúdo em outro horário, sem a necessidade de estar presente naquele momento do evento. Outra vantagem, é que como os eventos são todos gravados e disponibilizados no Youtube ou no próprio site da empresa, o internauta tem o poder de escolha do assunto que mais lhe interessa, assistindo no horário que mais lhe convém, e podendo repetir o conteúdo quantas vezes desejar. É, pelo jeito é um caminho sem volta esse mercado de lives, não?